top of page
  • Foto do escritorAlunos Enfi 2020/01

Fotônica (FIS01239)

Atualizado: 18 de set. de 2020

A Fotônica é o campo da ciência dedicada a estudar a luz, sua geração, detecção, manipulação, emissão, transmissão, modelagem, processamento de sinal, amplificação e sensoriamento.



No curso de engenharia física, esta disciplina visa apresentar ao estudante a importância da fotônica no mundo moderno, principalmente nos processos de uso da luz para a transmissão e processamento de informação, introduzi-lo nos processos de modificação de materiais induzidos por irradiação com luz e as várias aplicações da área, tais como armazenamento de informações em CD, DVD, sensores óticos, fibras óticas e lasers.


Nesta disciplina o estudante trata com de sistemas ópticos básicos, geração e propagação de feixe de lasers, projeto e análise de sistemas óticos, interferometria e espectroscopia ótica, detectores de radiação, métodos de preparação filmes finos óticos, elipsometria e sistemas óticos no infravermelho.


A aplicação desta ciência para inovação e desenvolvimento de tecnologias está revolucionando o mundo, pois apresenta a luz como um recurso versátil e dinâmico que pode ser utilizado em um amplo campo de estudo, tornando muitas atividades mais eficientes, econômicas e precisas.


Muitas aplicações atuais da fotônica podem ser identificadas no cotidiano como, por exemplo, leitores de códigos de barra, impressoras, arte holográfica, medicina com cirurgia de correção de visual, etc.


Por se tratar de uma tecnologia transversal, a fotônica é uma área estratégica para o desenvolvimento econômico e social e para o domínio competitivo de áreas consideradas essenciais para o mundo moderno, trabalhando assim, no aperfeiçoamento e/ou desenvolvimento de aplicações tecnológicas em áreas como medicina, telecomunicações, manufatura industrial, tecnologias militares, etc. Mediante a utilização de fibra óptica, fontes emissoras de luz, síntese química, fotodetectores, placas de circuito impressas e etc., em todos eles, usando como fundamento a luz.


“O século 20 foi dominado pela eletrônica. Agora substitua os elétrons correndo em circuitos e cabos condutores por fótons circulando através de condutores de luz”, explica Sidney Ribeiro, pesquisador da Unesp. “O século 21 é da fotônica.”

Assista nosso vídeo sobre algumas das aplicações da fotônica:


REFERÊNCIAS


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page