A tecnologia de vácuo é mais uma das disciplinas criadas exclusivamente para o bacharelado em Engenharia Física.

Essa disciplina contém 4 objetivos principais:
1. Apresentar aos alunos os princípios físicos que regem as técnicas de vácuo;
2. Capacitar os alunos a aplicar tais princípios a situações reais;
3. Apresentar os métodos de operação de bombas e medidores de pré-vacuo e altovácuo;
4. Realizar aulas demonstrativas para:
a) permitir aos alunos a observação de sistemas de vácuo utilizados em sistemas reais;
b) conhecer o princípio de funcionamento dos analisadores de gás residual e saber interpretar seus resultados;
c) observar sistemas desmontados para conhecer detalhes de sua operação;
d) defrontar-se com problemas reais.
Vácuo é definido como um lugar onde não contém nada. Vácuo seria o perfeito vazio. A pergunta é: seria possível o vazio absoluto? Um lugar completamente desprovido de matéria? Vamos supor uma garrafa cheia de água. À medida que a água sai o espaço, dentro da garrafa, é ocupado pelo ar. Poderíamos pensar em retirar o ar e podemos fazê-lo, mas nunca de modo completo. Não há equipamento capaz de reduzir a matéria, num certo volume, a zero. Ou seja, não é possível obter o vácuo perfeito: o vácuo absoluto. A ideia de um vácuo (perfeito), produzido por técnicas existentes é, aparentemente, uma idealização.
Foi somente no século XVII com o uso mais intenso da experiência como auxiliar do raciocínio científico que dois problemas começaram a serem devidamente equacionados: a natureza do ar e a possibilidade de produzir uma região do espaço sem ar ou, pelo menos, com uma quantidade muito pequena de ar. Podemos identificar aí o real início da Tecnologia do Vácuo.
As aplicações do vácuo são muitas. Na tecnologia moderna grande parte dos produtos tem de uma ou outra forma a influência de processos em que há necessidade de se fazer algum tipo de vácuo. Comecemos pelas embalagens “a vácuo” de café, carne, requeijão e geleias. Muitas vezes um ambiente com baixa pressão é necessário, para facilitar a abertura dessas embalagens, outras a conservação dos produtos depende de um menor teor de oxigênio para se reduzir as possibilidades de oxidação. A liofilização de produtos é feita por técnicas de vácuo. Varias coisas do nosso dia a dia usam o vácuo, como por exemplo: Garrafas térmicas; Lâmpadas incandescentes; Filmes finos; Lasers; Células solares; etc.
REFERENCIAS:
Comments