top of page
  • Foto do escritorAlunos Enfi 2020/01

Nanomateriais e Nanoestruturas (FIS01242)

Atualizado: 18 de set. de 2020

Dentre as cadeiras exclusivas do curso de engenharia física, está a cadeira de nanoestruturas e nanomateriais. O objetivo dessa disciplina é que o estudante entenda dos fundamentos e abordagens experimentais para a fabricação e processamento de nanoestruturas e nanomateriais (NN). O que seria isso? Objetos de tecnologia nano, ou nanotecnologia, são objetos que possuem em seu desenvolvimento estruturas com dimensões nanometricas, ou seja, na escala 10-9m (0,000000001 metros).


E por que isso é importante? A nanotecnologia é responsável por muitas inovações da atualidade. Por exemplo, a transferência de informações por nano tubos de fibra óptica e os famosos smartphones, que já são essenciais no nosso dia a dia.


Alguém ainda pode se perguntar “O que isso tem a ver com Engenharia Física?”, eu respondo, a física é um estudo que não se restringe a dimensões, podendo estudar desde escalas atômicas e subatômicas até a distância entre corpos celestes. Nesse caso estuda estruturas e materiais pequenos e como eles podem ser trabalhados para a criação de novos inventos ou melhoria de coisas já criadas. Algumas estruturas conhecidas são estruturas de grafite, diamante, fulereno, grafenos e nanotubos de carbono (são tubos feitos a partir de estruturas de grafeno). Como apresentado na imagem abaixo:



Um exemplo de aplicação é as membranas de dessalinização de água salgada, para a melhor eficiência das membranas estão sendo estudadas membranas que contenham nanotubos de carbono que tornem o processo de filtragem mais eficiente. Lembrando que estes são apenas alguns exemplos de estruturas de carbono, existem outras estruturas e outros materiais também relacionados à nanotecnologia.


REFERÊNCIAS:


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page